Parceria

A Fundação “O Século” nasceu em 1998 para prosseguir e desenvolver a obra social do Jornal “O Século”, iniciada em 1927 com a criação da sua Colónia Balnear Infantil.
Situa-se em Estoril e apoia crianças em risco, a ajuda aos idosos e aos mais dependentes e desfavorecidos fazem parte da Acão diária e permanente da Fundação, que se divide por 13 áreas sociais distintas, com uma vasta intervenção social. Diariamente beneficiam desta ação uma média de 600 utentes (crianças, jovens e idosos), para além dos cerca de 800 beneficiários anuais das colónias de férias e outras iniciativas.
A Fundação “O Século” tem em funcionamento três casas de acolhimento, com capacidade para 46 crianças e jovens; três apartamentos de autonomização para 10 jovens; uma creche e Pré-escolar com capacidade para 85 crianças; um CAFAP – Centro de Apoio à Família e Apoio Parental que pode apoiar até 100 famílias com crianças e jovens em situação de risco que necessitam de uma resposta imediata. Esta valência tenta dar resposta ao aumento crescente de situações de vulnerabilidade/emergência. Possui de serviços de Apoio Alimentar e Apoio Domiciliário para pessoas idosas e/ou em situação de dependência; uma resposta de Cantina Social para pessoas em situação de carência económica e emergência social e integra um serviço de Apoios Terapêuticos (CARTE) e nos últimos anos temos dado resposta ao alojamento de pessoas em situação de emergência social e refugiados.

Contribuímos para uma sociedade mais justa e feliz! 🙂

A Associação NOMEIODONADA IPSS implementou uma Unidade de Cuidados Continuados e Paliativos para crianças dos zero aos dezoito anos. É um projeto pioneiro em Portugal, que engloba todas as crianças com patologia crónica. As crianças com necessidades, não têm sido abrangidas pelos projetos do Serviço Nacional de Saúde, sendo ignoradas e esquecidas ficando internadas por longos períodos nos Serviços de Pediatria, verificando-se o comprometimento do vínculo familiar e do próprio desenvolvimento infantil, provocando, por vezes, a desestruturação familiar devido à conjuntura social. Tem como objetivo dar apoio de natureza moral e material a pessoas e grupos que deles careçam, nomeadamente a pais e familiares com vivências em Cuidados Intensivos Neonatais e Pediátricos. A Associação NOMEIODONADA IPSS, designado Kastelo, é onde as crianças com necessidades especiais, podem ter qualidade de vida e sonhar como qualquer outra criança saudável. É um lugar cheio de cor e felicidade onde permanece Esperança. Todas as crianças têm direito à felicidade, mesmo quando atingidas por uma doença grave e/ ou em fase terminal.

Contribuímos para uma sociedade mais justa e feliz!

A Fundação COI, Lar de Crianças e Jovens é um Lar na zona de Pinhal Novo, e é uma resposta Social que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens em risco, no sentido de lhes proporcionar estruturas de vida tão aproximadas quanto possível às das famílias, com vista ao seu desenvolvimento global e futura integração social. Neste equipamento são acolhidas crianças/jovens que se incluam na faixa etária dos 0 aos 18 anos, cujo “projeto de vida” aponte para a institucionalização por um período prolongado, podendo estender-se até à maioridade ou até à criação de estruturas pessoais e educativas que lhe garantam a sua autonomia e integração social.

Estes jovens, por razões disfuncionais graves da sua estrutura familiar ou pela ausência da mesma, são encaminhados para este tipo de equipamento pelo Tribunal de Família e Menores, pela Segurança Social e pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ).

Por forma a proporcionar o bem-estar destes utentes, a ANACE apoia as crianças através da distribuição de cabazes alimentares, na saúde suportando os custos com os tratamentos médicos, com a farmácia, material ortopédico e demais cuidados especiais, assim como ajuda monetária ou de géneros quer seja vestuário, produtos de higiene, material didático, brinquedos, etc. e na educação nomeadamente nas despesas escolares.

Uma criança feliz será um adulto capaz de construir um futuro melhor!

O Lar de São Martinho (Lar de Infância e Juventude) gere três lares de infância e juventude todos vocacionados para o acolhimento e assistência de crianças e jovens destituídos de um meio familiar normal, ou em situação de risco moral ou físico e de emergência social.

A maioria dos jovens permanece institucionalizado até à idade adulta, neste percurso as equipas técnicas orientam os jovens, individualmente ou em grupo, para que estes atinjam o máximo dos seus potenciais.

O esforço da instituição centra-se em proporcionar o bem-estar dos seus utentes tentando recriar com a maior fiabilidade possível um ambiente familiar e harmonioso que permita aos jovens crescerem num ambiente em que se sintam parte integrante de uma família.